11/08/2011

Ação Magazine - Madenka! (FanArt e Comentários)

          Pessoal! Aqui estamos novamente, desta vez para começar a falar da Ação Magazine! Bom, esse é um blog feito para mostrar os meus trabalhos, mas sempre que posso gosto de escrever algumas coisinhas, e essa revista é algo que realmente não posso deixar de comentar.
          Ação Magazine, para quem ainda não sabe, é um almanaque de mangás nacionais, nos moldes dos japoneses, onde existem várias histórias dentro de uma edição, e depois são compilados volumes de cada história. O publico também é muito importante por que as séries são rankeadas, e isso define a continuidade ou cancelamento das histórias, assim abrindo espaço para as novas.
           Eu diria que é a maior iniciativa no mercado de mangás nacionais, pelo menos desde que 2000, que é quando o negócio começou a guinar por aqui de verdade. Isso significa que tem TUDO pra dar certo, e eu realmente espero isso. Eu diria que o diferencial da Ação é a variedade das histórias, pois quando pensamos na produção nacional tudo o que vem à cabeça são histórias medievais, elfos, e coisas do gênero (não que isso não possa ser bom, mas na maioria das vezes o tema é trabalhado simplesmente por pura falta de criatividade), mas nesta revista vemos histórias com grande variação de tema e traços também, o que pra mim são os grandes motivos dela ser tão atraente e promissora.
           Que fique bem claro que essa não é uma análise crítica, mas sim minha opinião pessoal como artista. Quando eu vi a notícia da revista fiquei muito animado, e quando houve o pré-lançamento mais ainda, e precisei pedir pela net pois queria vê-la com meus próprios olhos (e tocá-la). Isso para conferir a qualidade da revista e por que inevitavelmente ela se tornou meu alvo agora (não vejo a hora de começarem a receber novas histórias e saber como irá funcionar isso). A qualidade física da revista está realmente muito boa, e o conteúdo irei comentar em partes, falando neste post sobre o Madenka, e falarei das outras séries assim que fizer desenhos das mesmas.


           Se você quer saber o que eu achei desse mangá clica aí!

           Serei breve, muito mais do que naquela introdução enorme. O mangá tem seus altos e baixos, mas pra mim tem um saldo positivo sem dúvida.
           Madenka, de Will Walbr, conta a história de um garoto com este nome que tem um grande potencial para se tornar um herói, mas se sente "confuso" pois vive como uma criança normal e inicialmente tem receio de mudar essa vida pacata, da qual ele aparenta gostar. A história em si é boa e pode cativar muito, se for bem conduzida pelo autor. Em termos de narrativa, ela é de loooonge a lider da revista, de longe mesmo (lembrem-se do caráter pessoal da análise, discordem quando quiserem).
           No blog do Will tem diversas HQs anteriores dele, e isso me faz pensar que ele é o que tem mais experiência em quadrinização e narrativa entre as 3 histórias já publicadas, experiência essa que valeu muito neste momento, a condução da história não é brusca nem lerda em nenhum momento, um grande problema encontrado nas outras e é um quesito que é realmente difícil de se lidar (eu que o diga). Dito isso o único "defeito" que realmente causa um dano a qualidade da obra é o fato do primeiro capítulo ter ficado confuso, mais do que poderia. Isso já foi comentado em vários lugares e realmente ocorreu, muitas coisas para serem mostradas e de forma desorganizada.
           Já os traços, dentro da proposta dele, estão muito bons (um pouco grossos para mim), mas cumprem bem a sua função. O estilo é legal, próprio (li o autor dizendo que não é, mas eu acho) e os cenários também se encaixaram de forma agradável.
           Por fim, digo que é um mangá que tem muito potencial e eu realmente quero vê-lo evoluindo, e acho que no próximo capitulo as coisas serão esclarecidas e o problema da confusão será sanado. Desejo muita sorte ao Will Walbr nessa empreitada, e aí fica minha homenagenzinha. Desculpe pela pressa nas cores (e também não entendi as cores do porquinho, onde era variação de tom e onde era luz, mas enfim, está aí). Fim de papo!

9 comentários:

  1. Essa ação magazine promete, estávamos precisando de uma revista dessa, enquanto muito tinham medo ou falta de interesse de publicar algo com a shonen jump e não dar sucesso, acho que vai ter que elogiar o trabalho da ação magazine e de consegui reunir mangás de verdade, como disse o Max: chega de mangá nacional ser somente de história medieval; poxa vida até que fim! então boa sorte pra ação magazine e seus desenhistas!

    ResponderExcluir
  2. Tbm acho uma bela iniciativa, ainda mais pra gente que sonhava em um dia, ter alguma revista estilo shonenjump no qual a gente pode ter a chance de tentar lançar algum manga nosso e por fim, ser um mangaka sem ter que ir até o japão. Torço e muito para que ela de certo.
    Aew Max, quando começarem a recrutar novas historias, é pra gente ta dentro desse bonde hein rsrsrsrs
    e vc também Ruan rsrsrs

    Boa sorte para Ação Megazine ( preciso comprar a minha )

    ResponderExcluir
  3. Eu não entendo nada. =( Mas acho interessante mesmo assim

    beeeijo seu mala =*

    ResponderExcluir
  4. legal, vamo ve no q vai da!

    ResponderExcluir
  5. massa, tem o madenka pra ver na internet?

    ResponderExcluir
  6. Tbm não achei confuso não!!!
    Mto boa as estorias Gostei mto de madenka^^
    Mal posso esperar pelo vol. 2

    ResponderExcluir
  7. Opa! Primeiro que foi emocionante ver um fanart do Madenka. Pensei que fosse o primeiro, mas o pessoal da revista disse que já tinham recebido um por e-mail... mas esse foi o primeiro que vi. :)

    Valeu pela atenção, Chefe! Fiquei muito feliz que tenha gostado da forma como trabalho os diálogos. É onde mais dedico atenção. O traço que aparece nesse piloto ainda tá bem inicial. Foram vários, vários estudos até chegar nele. Alguns estilos passaram bem longe do escolhido. Esse trabalho de escolha levou mais tempo do que esperado e por isso não deu pra amadurecer dentro do prazo e isso fica bem evidente da segunda em diante. Espero que consigamos chegar numa primeira compilação que é onde VOU resolver esse começo, que ao meu ver é mais um rascunho.

    Os quadrinhos que comentou na verdade, são os que liberei na rede, mas já fazia isso no quartinho a muito mais tempo. Tenho uma montanha de textos e personagens. Sou mega-hiper-ativo e a todo instante sai uma idéia nova de evento/persona...

    Espero que a revista sobreviva a esse primeiro momento e amadureça o bastante pra fincar raízes bem profundas. Isso vai certamente incentivar outros a seguir por um caminho semelhante, o que por conseqüência vai trazer muito mais oportunidades pra outros tantos que alimentam esse sonho que carrego comigo. Torço muito pra que outros trilhem esse caminho!

    Quanto ao futuro do MADENKA!, espero ter tempo de mostrar o que tenho planejado aqui. Isso vai muito além de Sacis e Cucas... A Cuca aliás, aqui tá muito "dark". Esqueça qualquer abordagem feita até aqui. Ela é cruel ao extremo! ;D

    ResponderExcluir
  8. essa tal de açao megazine vai para as bancas do rio de janeiro??

    ResponderExcluir