06/09/2010

Avaliação Profissional

 Galera! Esse post eu vou tentar escrever sem parecer retardado, mas nem sei se consigo. Hoje eu fui ao maior evento de animes que já teve aqui na minha cidade (Uberlândia), o Anime UP! O evento foi legal, teve muita coisa, mas isso pouco importa, o louco foi que dois desenhistas profissionais super incríveis foram convidados para dar workshops e palestras por lá, eu, que não podia perder essa oportunidade, levei minhas páginas mais fresquinhas para eles avaliarem. Os artistas são Eddy Barrows (Foto), o atual desenhista do superman, que já desenhou também os Titãs, a Action Comincs e a Liga da Justiça. O outro é Bruno Oliveira (Desenho), desenhista de uma editora canadense chamada Arcana, que já trabalhou na ilustração de 300 cards para a DC comics.
 Primeiro aconteceu um bate-papo com a galera, quando eles estavam no palco, depois disso aconteceram as workshops, em que eu participei. Cada um falou um pouco sobre como cehgaram lá, e também deram dicas gerais para todos os aspirantes a profissionais.

 Ao fim da workshop, eu pedi para o Bruno avaliar as minhas páginas, eu levei algumas páginas do primeiro quadrinho que fiz, o Interhigh Fight!, para comparação com as obras novas, uma página do Trato Feito, um pouco do Mondai, algumas do Blue Hair Brothers, o início do meu remake ainda não publicado ([SH]INterhigh Fight) e o que realmente importava, minha obra prima por enquanto, infelizmente não posso mostrá-lo aqui ainda por motivos maiores.
 A reação dele me impressionou, ele olhou cuidadosamente os desenhos (eu pensei que ia passar correndo as páginas) e começou a me dar dicas, disse como faria esse ou aquele quadro, conversamos e ele abordou várias questões importantes como aproveitamento dos espaços da página, melhor definição dos locais da história, enfim, uma aulinha super importante pra mim. E a parte que me empolgou foi a forma como falou de uma página em específico, com essas palavras "nossa muito foda os seus desenhos cara, sua arte final é boa, certinha, seu estilo é muito massa, é certeza que você consegue seu espaço". CARAMBA! Isso pra mim significa demais, muito mesmo! Eu não esperava arrancar isso de um cara tão bom assim, me animou demais. E também exaltou a evolução que tive desde o Interhigh Fight! até meu nível atual.
 Após isso fui até o Ed, e pedi para ele dar uma olhada, este olhou mais rápido, disse que não havia como dar muitas dicas, já que era um estilo completamente diferente do dele, disse assim : "é meio mangá né, não, é completamente mangá!". Aí mesmo assim eu pedi dicas e ele fez uma avaliação legal sobre os quadros, também disse que houve um salto grande desde 2008, mas alertou sobre alguns pontos que eu deveria melhorar, alguns quadros que não ficaram legais, e sobre ter mais expressividade (ARGH!) doeu um pouco, pois é um ponto que considero forte, mas entendi o sentido em que ele quis dizer. Disse que os tons estavam muito bem aplicados, que gostou muito. Isso me deixou mais feliz ainda, recebi "joinhas" dos dois desenhsitas, que disseram que eu posso alcançar o sonho de viver dos quadrinhos.
 No fim disso tudo, pedi um desenho pra cada, Bruno desenhou meu personagem Raion, que honra, ficou demais (o scanner não pegou tão bem), o Ed eu pedi para desenahr o Batman, já que meu pai é muito fã.


Esse daí é o Ed, saí com cara de bosta, mas eu estava muito feliz mesmo (ainda estou).


 Esses são os desenhos que ganhei, o Raion feito pelo Bruno e o Batman pelo Ed, eu queria colocar aqui as páginas do mangá pra mostrar mais especificamente, mas ainda não posso, então vou colocar uma do Blue Hair Brothers.


 Essa página aí o Ed nem chegou a ver, mas o Bruno ficou olhando ela por uns 30 segundos, e disse "CARA ISSO AQUI TÁ MUITO FODA". Agora eu vou treinar mais do que nunca, minimizar meus defeitos ao máximo, estudar vários estilos, pra conseguir mais identidade ainda, e evoluir cada vez mais rápido. Boa noite a todos! Fim de papo!

3 comentários:

  1. max *-*
    q legal man
    tu tem talento msm
    curto meus trabalhos
    e tenho certeza q o futuro reserva algo pro seu talento \o/

    ResponderExcluir
  2. Parabes aí fii
    Não é qualquer um que ganha elogios desses caras heuheuheuhe c tem muito talento msm :D
    e preciso nem falar do batman do Ed, os traços ficaram perfeitos ^^

    ResponderExcluir
  3. Q sorte Maaax!! Ser bem avaliado por esses caras nao eh pra qq um \o/ Trate de seguir as dicas deles e nao perder essa grande chance pra ficar mais profissa do que vc eh! bjocas

    ResponderExcluir