25/02/2014

Retrospectiva 2013! (Agora?)

Bom, todo mundo já sabe que eu meio que "abandonei" esse blog. Infelizmente, é quase inviável atualizar e cuidar de tudo ao mesmo tempo. Tentei algumas vezes revitalizar ele mas no fim das contas, não consegui., e além disso, o Facebook tomou conta de vez a atenção dos blogs. Portanto, quando eu publicar algo aqui vai ser bem massa/relevante mesmo.
Hoje estou fazendo uma retrospectiva do ano passado, como sempre fiz. É muito importante pra mim e se vocês verem as primeiras retrospectivas, vão ver um salto de nível absurdamente inimaginável, pelo menos pra mim. Ter esse blog como registro é muito massa. Então vamos lá, em ordem cronológica. 2013 FOI FODA!

Pra quem tiver interesse, veja o contraste nas retrospectivas anteriores:
2010
2011
2012

1º Lançamento do Tools Challenge Volume 1 - Tools se tornou o primeiro mangá no PAÍS feito por meio do financiamento colaborativo. Arrecadamos mais de 6 mil reais com o projeto e fizemos uma tiragem de mais de 500 cópias, que ESGOTOU em poucos meses. Uma das paradas mais loucas da minha vida. Deu trabalho pra caramba, aprendi todo o processo gráfico e de edição pra um mangá sair bonitinho no final. Baita experiência.


2º Viagem para Brasília com tudo pago - Fui convidado para participar do Crowdfunding Festival, que aconteceu na cidade de Brasília, reunindo várias pessoas do meio do financiamento colaborativo para um evento com palestras e mesas redondas com a intenção de divulgar a plataforma. Por causa do Tools Challenge, viajei numa quarta-feira de manhã, de avião, e fiquei até domingo lá, com a viagem toda paga, incluindo transporte e hotel. Foi inacreditável, mais uma vez.

3º Lançamento da Quadrante X nº13 - Em maio saiu a revista Quadrante X, uma publicação anual de um grupo de quadrinistas de Santa Maria. Fui convidado pelo meu parceiro Marcel Ibaldo para participar da revista, antes mesmo de ele saber que eu tinha vencido o concurso da Ação Magazine. Por toda essa legitimidade, aceitei e me diverti muito produzindo "Quem Vai Desligar a TV?"



4º Viagem para São Caetano do Sul/São Paulo - Em junho fui até o AnimABC, pra participar do evento junto com a galera da Conexão Nanquim. Dessa vez com meus próprios recursos. Conhecer a galera da internet pessoalmente é muito massa, e foi uma experiência excelente.

5º Mangá Pride nº 03 com Tools Challenge - Em julho, a revista independente carioca Mangá Pride me convidou para participar dela com o Tools Challenge. A edição 3 conta com as 35 páginas do primeiro capítulo do mangá e foi mais uma grande felicidade pra mim pelo reconhecimento que a obra teve.


6º Participação no Concurso Mundial da Shonen Jump - A poderosa Shonen Jump, revista mais vendida no mundo, anunciou um concurso global para comemorar 45 anos de existência. Houve uma grande mobilização de artistas brasileiros e muita gente produziu. Foi muito massa e fico feliz de ter feito parte disso. Além de ter feito o meu melhor trabalho até então. Não deu certo, mas não é nenhum motivo de tristeza, tendo em vista que foram 1400 trabalhos enviados. Temos planos pra Collection Balonada esse ano ainda.

7º Projeto da Conexão Nanquim no Catarse - A Conequim deu um passo adiante e fez um projeto no Catarse, que reuniria 6 das histórias mais importantes da revista em um encadernado especial e exclusivo. Fui convidado para participar dele, e fiz um capítulo de 30 páginas contando parte do passado do pai de Raion. Essa edição está saindo agora e você pode adquirir pelo site. Foi a 5ª publicação impressa com um trabalho meu.


8º Concurso da JBC - Yes! O mercado está andando a passos largos e uma das maiores editoras de mangás do país lançou um concurso nacional onde as 5 melhores obras serão lançadas. O resultado ainda não saiu, mas tenho muita expectativa nele (espero que nenhum manjão leia isso e ache arrogância).
Ou seja, além de produzir o Tools, fiz um mangá pra Jump, um pra JBC, um pra próxima edição da Quadrante X, e ainda re-editei 5 one-shots antigos pra um novo projeto. Produção absurda.

9º Palestras no evento CATSU 2013 - No começo do ano expus meu trabalho no CATSU, evento de animes da minha cidade, e na segunda edição dei palestras sobre o cenário nacional de mangás e como ele está atualmente, além de dar dicas de como começar pra galera. Sempre é massa trocar ideia com o pessoal e aprender também.

10º Trabalhos com Desenhos - Por fim, algo que aconteceu durante todo o ano. Tive coragem de sair da faculdade e tentar me sustentar apenas com desenho. Resultado: fazendo média dos ganhos do ano ganhei mais de um salário mínimo por mês, apenas com desenho! Está longe do ideal, mas foi um grande pequeno passo. Este ano a meta é uma média de R$1.000,00 por mês.


Bom, é isso. Vez ou outra vocês verão algum post por aqui, e no fim do ano, espero ter uma retrospectiva muito mais bombástica pra mostrar pra vocês.
Obrigado pelo apoio e até breve!

2 comentários:

  1. Muita coisas vc Max, boas coisas , espero que vc consiga ganhar o da JBC seria bom . No fundo crescer no seu país é a melhor coisa para um artista e gostaria que o mangá brasileiro cresça neste campo. Seria bom conhecer mais do o japão pode nos dar nn/ Boa sorte

    ResponderExcluir
  2. Nuossa! Você é um exemplo, cara! *-*

    ResponderExcluir