01/07/2012

Resenha + Fanart #03 - YuYu Hakusho

 Dragon Ball, Samurai X e YuYu Hakusho. Colocando de forma bem simples, sou mangaka hoje por causa dessas 3 obras. Elas me tocaram de tal forma que me fizeram querer tocar as pessoas com minhas histórias com a mesma intensidade. Hoje, participando do #Jumpwekeend trago aqui uma dessas três obras de arte.
 YuYu Hakusho foi o primeiro mangá de sucesso do famoso autor Yoshihiro Togashi. Após algumas passagens rápidas pela Jump, em 1990 ele começa o mangá que seria um dos maiores sucessos de mangá no Japão e no mundo.


 A história já é muito conhecida por aqui. YuYu veio para o Brasil pela Rede Manchete e foi um dos primeiros sucessos em anime no país, mas como temos uma geração totalmente nova de fãs na área dos animes e mangás, muitos não conhecem. Por isso, vou fazer um breve resumo da história.
 Yusuke Urameshi morre. Sim, esse é o começo da história e pasmem: na época era original! Ele morreu salvando a vida de uma criança de um atropelamento. Acontece que a índole de Yusuke era a pior possível, e nem deus imaginava que ele daria sua vida por alguém, além disso, o garotinho estava predestinado a se salvar sem sofrer nenhum arranhão. Como sua morte não era prevista, não há lugar para o jovem mala nem no céu nem no inferno. Quem explica isso à Yusuke é Botan, a guia do mundo espiritual, e ao mesmo tempo diz que ele pode fazer o teste da ressurreição se quiser voltar a vida. Primeiramente Yusuke prefere ficar como alma penada, mas após ver seu velório ele vê o quanto era importante para várias pessoas e não sabia, e decide fazer o teste.
 Após realizar o teste e obviamente passar, Urameshi recebe uma nova missão em vida: Trabalhar como detetive sobrenatural e resolver casos envolvendo Youkais, a mando do mundo espiritual. Esse é o início. A vida de detetive sobrenatural leva Yusuke a enfrentar vários Youkais (e até humanos) em batalhas mortais. Mas quais os motivos para se ler YYH? Bom, vamos lá rasgar a seda!


 O mangá se estende por 19 volumes com cada arco possuindo uma singularidade e temática diferente, apesar de todos conterem lutas. Neste ponto é engraçado comparar com vários shounens de hoje em que 19 volumes não servem nem pra introduzir a história, e muito menos pra te fisgar. E no caso de YYH acontecem várias sagas, com direito a desenvolvimento dos personagens e tudo mais. Isso não significa que a narrativa de Togashi seja rápida, muito pelo contrário, ela é fluida e tranquila (recomendada pra qualquer um que queira fazer mangás estudar, inclusive). A variação de temáticas citada se dá por conta da visão de bem e mal estabelecida pelo autor. Nos primeiros volumes, temos os conceitos bem definidos, e com a transição das sagas os valores vão se misturando.
 Isso é mostrado por exemplo quando o autor mostra o lado bom dos youkais e os podres dos humanos, ou mesmo quando em uma fase do mangá todos os personagens importantes são youkais (até o Yusuke, pela metade).
 Outro motivo pra ler é o belo trabalho com as personalidades dos personagens. Sempre muitos carismáticos e com um design bem chamativo, são um grande ponto forte do mangá. O grupo principal é totalmente distinto, cada um tem uma personalidade completamente diferente e todos são legais e tem momentos super importantes e marcantes na história.
 Mais um ponto que vale citar são as batalhas: o roteiro e as cenas de luta de Togashi são fora do comum, saem do padrão previsível que assola vários mangás. Além disso todas as batalhas são carregadas de tensão, expectativa e diversos sentimentos que o autor cultiva em momentos pré-luta, as vezes trabalhados vários volumes antes da luta em si acontecer. Creio que esse seja um dos fatores (somada ao fator nostalgia, que falo sobre mais embaixo, nos melhores momentos) que faz YYH ser um dos 10 mangás mais vendidos da história da Jump até hoje, com apenas 19 volumes (fato assustador).
 Eu poderia ficar o dia todo rasgando a seda pro mangá, mas acho mais legal deixar o leitor descobrir por si mesmo as emoções que o mangá pode causar, e assim construir sua própria experiência com a obra. O objetivo do post é só dar uma pequena vontade de ler em quem ainda não leu (e compartilhar meu top 10 de momentos com quem curte).
 YYH também tem pontos fracos. Sim, apesar de ser um dos meus favoritos sei que existem defeitos, mas só vou falar sobre um deles, o mais óbvio e fácil de dissertar sobre: a arte. Não a arte no geral, pois quando quer, Togashi desenha cenas muito boas, mas sim em alguns pontos do mangá e principalmente na última saga. A saga de Sensui é meio termo, com alguns suspiros de esperança e alguns belos desenhos, já o Torneio do Makai é uma verdadeira lástima, só rabiscos!
 Mas os pontos fracos não chegam nem perto de tirar toda a qualidade da obra e na verdade são totalmente ofuscados por seus pontos fortes.


 Concluindo, YuYu Hakusho é uma bela obra de arte, e como toda obra de arte, é subjetiva. Então mesmo tendo me tocado tanto pode passar despercebida por você (isso não está relacionado com entender, deixando bem claro). Ele foi feito com paixão, que na minha opinião é o elemento mais importante na constituição de uma obra, e o que a torna imortal. Ele passa sentimentos de forma clara e sutil como poucos mangás fazem. Claro que isso acompanhado de uma boa técnica. Recomendo fortemente este mangá, que apesar do passar dos anos acaba caindo no preconceito dos mais novos é um dos meus favoritos. Mas isso se você for apreciar e degustar com atenção. Obras de arte são feitas para se apreciar, e não engolir.

 Fim? Não! A melhor parte está aqui, os 10 melhores momentos de YuYu Hakusho! Primeiramente devo dizer que fazer essa lista partiu meu coração (escolher a ordem então, nem se fala). Selecionei mais de 30 momentos incríveis e depois fui limando com a ajuda do meu irmão. Ela é relativa, mas creio que muitos concordarão:

 #10 - Uma luta solitária!: Toda a conspiração contra a equipe Urameshi após a luta contra a equipe Dr. Itigaki cria um clima muito tenso e forte na trama. Logo após a vitória, eles são obrigados a enfrentar outra equipe, com o desfalque do Kuwabara, Hiei e Mascarada. Kurama enfrenta dois adversários sozinho e já imóvel é obrigado a enfrentar o terceiro. Enquanto o terceiro lutador da equipe Mashoutsukai, Baken, acaba com Kurama, Yusuke já está com o sangue quente ao máximo por tanta injustiça e ver seu amigo sendo espancado. Nessa hora o líder Rishou grita Baken e o avisa pra parar, quando ele se vira vê Yusuke pronto pra disparar o Leigan na maior fúria. Esse momento vale por toda a tensão colocada na luta.

#09 - Pois eu prefiro morrer assim a ser vencido sem ter feito nada: A luta em que Kuwabara toma todas as atenções pra si. Acho essa luta espetacular. Dois caras que não tinham a mínima chance de vencer "enjaulados" com inimigos muito mais poderosos que eles. No fim da luta, quando Kuwabara vê todo o sofrimento de Yukina, ele pede para seu amigo disparar um Leigan nas suas costas e aumentar a velocidade do seu ataque com a Leiken. Além de ter sido um golpe bem original (em Toriko há uma parte quase igual) olha essa página, que desenho mais incrível!



#08 - O combate da lamina mortal: Cena emblemática do mangá. Como dito antes, quando quer desenhar, Yoshihiro Togashi destrói. Possui uma técnica muito boa e é mestre em cenas de luta. Esse capítulo (com muitas páginas coloridas) é o desfecho da luta contra a equipe Lokuyukai. É uma das melhores do mangá e memorável entre as grandes lutas de mangás. Ela também evidencia bem o andar de várias lutas de YuYu Hakusho, onde os adversários precisam ser vencidos mas nem sempre são ruins, na verdade são varias vezes bem legais. 


#07 - Toma isso, sua velha imbecil!: Depois da morte de Genkai, Yusuke jura que vai fazer Toguro pagar. É interessante observar a relação entre discípulo e mestra. Yusuke, mesmo com toda sua irreverência, possuía um respeito enorme por Genkai. Nessa parte do mangá pré luta final, todo mundo está impressionado com a força de Toguro pela marca que ele deixou no chão ao enfrentar Genkai. Depois da fúria do primeiro momento, Yusuke atira esse poderoso Leigan para o céu como um obrigado para sua mestra, impressionando todo mundo. O ato simbólico do momento é muito bonito, e o motivo de eu achar ele tão especial.


#06 - Nunca fiquei tão irado assim na minha vida: Kuwabara puto! Esse não tem nem muito o que comentar. Kuwabara é um ótimo personagem, um tanto bobo, e por isso não havia percebido que a velha estava morta. E ele fica sabendo da pior maneira possível, com todo o sarro do Toguro mais velho. Gosto muito dessa parte pois o Kuwabara, sempre tido como mais fraco do grupo pega o segundo mais forte da equipe Toguro e assume a responsabilidade como o homem que é. A expressão feita na página a lado é sem comentários!



#05 - Só mais um pouco: A saga de Sensui é muito boa, e as vezes ofuscada pelo Torneio das Trevas, que é a primeira grande fase do mangá. Pra mim esse é o ponto alto da saga, quando Yusuke provoca Sensui ao máximo tendo a certeza de que se ele fosse morto seus amigos estariam ali para vingá-lo e liberariam um grande poder por sentirem a perda. Ele tenta reproduzir exatamente o que acontece com ele quando Kuwabara é "morto" por Toguro. Enquanto Yusuke diz "Só mais um pouco e um lance muito louco vai acontecer" rola toda uma comoção entre Kuwabara, Hiei e Kurama, esses dois últimos quase sempre não demonstram sentimentos e mostram um lado muito legal deles.


#04 - É melhor não pensar muito a fundo sobre esse assunto: Aqui temos uma sutileza (que eu tanto gosto). O conceito de Youkais maus foi sendo desfeito durante toda a última saga de YYH. Na verdade eu diria que ele foi sendo explorado desde o começo (como já dito) e trabalhado durante todas as sagas, pra no final Togashi mudar completamente a posição deles na história. Na verdade o Mundo espiritual teria feito lavagens cerebrais e todo tipo de sacanagem com os capetinhas. Isso leva Yusuke a pensar se ele poderia ter matado ou derrotado algum Youkai bom durante toda sua jornada. Essa cena do Kurama e ele falando sobre isso é simplesmente linda. 


#03 - Pra falar a verdade, eu estava em dúvida...: Assim como no momento 4, este é bem sutil e acontece no final da saga do Sensui. Yusuke derrota o cara, a galera se reúne e Koenma dá à Yusuke tempo para escolher entre ficar no Makai ou voltar para o mundo dos humanos. Na hora ele diz "Não tem nem o que pensar, vamos embora pra casa", mas depois que a cada um volta para sua vida normal e ele está no telhado da escola fumando tranquilamente, com seus devaneios, ele pensa "Pra falar a verdade, eu estava em dúvida..." Acho essa cena linda, e perfeita como encerramento de saga.


#02 - A diferença fundamental: Decidi colocar esse momento aqui pois ele carrega toda a carga que é criada antes e durante a luta final do torneio das trevas. Nesse soco (que é um dos melhores de todos os mangás) está incluída a morte da Genkai, a suposta morte do Kuwabara e toda a relação que Yusuke tinha com Toguro. Relação essa que continha respeito e reconhecimento da parte de Yusuke pela força de Toguro. Mas após sentir a morte de um amigo por falta de capacidade, Yusuke sente na pele o peso de tudo que Toguro abandonou, e aí só sobra a raiva, bem descarregada num belo soco!

#01 - E então... (Forever YuYu Hakusho): Bom, creio que este seja o mais polêmico. O fim do mangá é detestado por muitos, pelo passar rápido da última saga e desenhos esculachados do autor. Mas a parte que coloco aqui são os últimos capítulos do mangá. Togashi trabalhou um sentimento de nostalgia tão forte e tão bem que acredito que tudo que aconteceu no mangá se potencializa mais ainda (fica/parece melhor do que era). Nesse fim, ele te faz ficar com saudade dos personagens, da turma que ele criou, das lutas que aconteceram, das missões de detetive sobrenatural e tudo mais. A cena final com a luz batendo na janela do quarto e a foto voando e aquelas ilustrações dos personagens e imagens non sense no final (Tipo "só admitimos um amor que traga sofrimento consigo") arrematam o sentimento. Um sentimento de saudade ou abandono é normal no fim de qualquer mangá, mas YuYu foi o que mais me marcou nesse aspecto, de longe.

 E enquanto fazia essa lista fiquei realmente com pesar de deixar tantos outros momentos de fora, por isso temos aqui as imagens que representam os outros momentos, vibrem se relembrando aí! Ah! Não se esqueçam de comentar e dizer qual fanart vocês mais gostaram!
















Pensaram que eu tinha esquecido dele?
Para quem quiser acessar os outros posts do evento Jump Weekend, aqui está a lista dos outros participantes:
Hakuren (@paulovitorcs) - Shonen Jump de 1970 a 2012 | Esportes na Jump | Deliquentes na Jump
Another Warehouse (@eduardoketsura_) - Kagami no Kuni no Harisugawa
Mangathering (@OniluapL) - Sket Dance
Mangás Cult (@Nintakun) - Houshin Engi
Sakazuki (@_Kiri_LJ) - Eyeshield 21
Mangatom (@Trinisete) - Shaman King
AnimePortifolio (@AnimePortfolio) - Rurouni Kenshin  | Yoshihiro Togashi
Puff no Piripaf (@Piripaf) - Yu Yu Hakusho
Shonen a Cabo (@jrlucario) - Death Note
Anikenkai (@didcart) - Bakuman
Shonen Mania (@MrCaiops e @LucasShonen) - Magico | Bleach | Atuais Mangakás da Shonen Jump
Show de Mangá (@Cadmus_Senpai) - Dr. Slump
Realidade ou Ilusão (@sharingandac) - Naruto
Revista Pulo Dominical - Saint Seiya
Netoin! (@cnetoin) - Yu-Gi-Oh!
Mangatologia (@mangatologia) - 3 Primeiras Décadas da Jump
Visual Novel Brasil (@visualnovelbr) - Gintama
Chuva de Nanquim (@Chu_Nan) - Majin Tantei Nougami Neuro | Enigma | A Shonen Jump no Brasil
Omnia Undique (@rubiopaloosa) - Ultimate!! Hentai Kamen
Anime Freak Show (@Gabriel_Sau e @animefreakshow) - I"s | Slam Dunk
Xtreme Divider (@MT_Virus) - "Todo o carisma do novo candidato a principal pilar da Jump: Toriko!"

10 comentários:

  1. Como faço para acessar os outros?

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, Max! Fiquei até com vontade de dar uma relida no mangá, hehe.

    Apesar dos seus defeitos, eu tenho um carinho enorme por YYH, não só pela série ter feito parte da minha infância (apesar de que só fui ler o mangá na adolescência mesmo), mas por causa da história e dos personagens. Abro um sorriso contagiante quando lembro de YYH.

    E seus desenhos ficaram ótimos!! Gostei bastante do contraste entre o fundo preto e as linhas coloridas nele, ficou bem bonito e cheio de estilo. O que eu mais gostei foi o do Kurama, talvez por ele ser o meu personagem favorito da série, eu diria.

    ResponderExcluir
  3. Babei nesses desenhos, ficaram realmente foda. Conseguiram complementar perfeitamente o texto da review! Eu sempre me interessei em ler o mangá de Yu Yu Hakusho, agora não tem motivos para eu não começar o mais rápido possivel!!

    ResponderExcluir
  4. eu pensava que ele só era relaxado no HxH kkkk
    Yuyu sempre foi muito foda, tipo, fez parte da minha infancia, e voltar a assistir todos os episodios depois de muito tempo bateu uma grande nostalgia, o final do anime foi um dos melhores.
    estou esperando a nova versão do manga pra poder ler ( e pelo que vi ai, tem bastante coisa diferente )

    muito boa a materia max, daora

    ResponderExcluir
  5. Ah..!!! Pensei que vocÊ ia esquecer do Kuwabara... Ótimo post!

    O jeito que você mescla seus posts com fanarts é muito legal!

    ResponderExcluir
  6. Lokão os fan art cara!!
    infelizmente não pude acompanhar de primeira yuyu hakusho,conheci primeiro HxH e depois q me cativei em yuyu ,vira e meche do uma bizóiada nos scans em inglês do mangá.O mais incrível é que as rabisqueiras dele eram publicadas XD,dizem que ele entra e sai da Jump qdo quiser, sem contar que Bleach e Naruto tem grandes influências dele também,mestre Shihiro XD flw

    ResponderExcluir
  7. Cara, meu predileto resenhado e ilustrado no seu blog.

    No caso de YYH tanto o mangá quanto o anime são bons. Tirando pelo fato da dublagem da extinta Manchete que descaracterizaram o Kuwabara, eu gostei também da primeira exibição (e foi ela, ao lado de CDZ, que me trouxeram para o mundo do animes, quando gostar 'disso' não era nada bom e nem tornava o cidadão muito popular entre os colegas e garotas)

    A arte do Kuwabara foi a mais foda. O Yusuke ficaria na minha segunda opção.

    Eu não consiguiria resumir o mangá em 10 momentos, de verdade mesmo, até porque pode contar nos dedos o que eu não gosto na série.

    Chorei em vários momentos assistindo o anime e depois lendo o mangá e esses momentos certamente estariam na lista que eu fizesse. Concordamos que o momento #1 - o final - é o melhor, de longe. rs

    Não tenho palavras para descrever meu sentimento quando eu cheguei no último episódio/página. "Para sempre, Yu Yu Hakusho. Muito foda!

    Algumas partes que você não mencionou estão entre as minhas prediletas, são elas:

    * Velório do Yusuke, quando o Kuwabara não se conforma com a morte do rival. Primeira vez que chorei.

    * Complemento do seu #06 - com o soco do Kuwabara no Yusuke.

    * Momento final da luta entre o Kurama e o Amanuma, o gamemaster da saga do Sensui.

    * Momento extremamente foda do Kurama utilizando a planta carnivora para matar o Karasu, mas perde a batalha.

    * Momento em que Raizen toma o corpo do Yusuke e encerra a luta contra o Sensui. Sem noção essa parte.


    É isso. Queria ter mais tempo pra escrever, mas preciso dormir. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Eu pensei q vc tinha deixado o Kuwabara de lado, só porque ele é feioooo X3

    Ótimo post, Max!! Yuyu sempre me traz ótimas lembranças!

    ResponderExcluir
  9. Pensei que já teria as respostas...

    ResponderExcluir
  10. Realmente você conseguiu passar de forma impressionante a idéia do mangá pra galera, e eu que conheço, fico até emocionado de ler e relembrar. O momento que você escolheu como o mais marcante, pra mim foi também, principalmente a última frase do anime: "Adeus, PARA SEMPRE, YuYu Hakusho", e admito que sempre passo muito perto de chorar quando vejo hehe. Eu fico muito feliz por ser uma pessoa que gosta de anime/mangá, e por ter tido a oportunidade de quando eu era criança ter assistindo esse que pra mim é de longe, o melhor de todos os tempos.

    O melhor fanart na minha opinião foi o do Hiei, mas lembrando que meu personagem favorito de animes é o Kuwabara. Todos ficaram ótimos, claro, nem precisa falar né.

    ResponderExcluir