20/08/2010

Dia do Fotógrafo

 Dia 18 de agosto é o dia mundial da fotografia, e considerado por muitos também o dia do fotógrafo, por isso aí algumas curiosidades pra vocês:

 Foi através da fotografia que o homem encontrou uma das formas mais perfeitas e práticas para gravar e reproduzir suas manifestações culturais...
 Por volta de 1554, Leonardo Da Vinci descobriu o princípio da câmera escura, que é o seguinte: a luz refletida por um objeto projeta fielmente sua imagem no interior de uma câmera escura, se existir apenas um orifício para a entrada dos raios luminosos.
 Baseados neste princípio, os artistas simplificam o trabalho de copiar objetos e cenas, utilizando câmeras dos mais diversos formatos e tamanhos. Enfiavam-se dentro da própria câmera e ganhavam a imagem refletida em uma tela ou pergaminho preso na parede oposta ao orifício da caixa.
 Não é difícil imaginar os passos seguintes desta evolução: uma lente, colocada no orifício, melhorou o aproveitamento da luz; um espelho foi adaptado para rebater a imagem na tela; mecanismos foram desenvolvidos para facilitar o enquadramento do assunto.

 Controvérsias à parte, é certo que o Dia Internacional da Fotografia é comemorado nesta data porque no dia 19/08/1839 que a fotografia foi anunciada ao mundo oficialmente. Sua invenção, batizada de Daguerreótipo, foi apresentada neste dia (todo processo de funcionamento) na Academia de Ciências da França, em Paris, consagrando o Daguerreótipo (avô das câmeras fotográficas), processo desenvolvido pelo francês Louis M. Daguérre.
 Possivelmente, as datas em janeiro referem-se à chegada do Daguerreótipo no Brasil, fato que aconteceu no primeiro mês do ano de 1840, exatamente no dia 16 (1º daquerreótipo tirado no Brasil e na América do Sul).
 A literatura especializada dá conta de que foi o abade Louis Compte que trouxe a novidade de Paris para o Rio de Janeiro, e apresentou o daguerreótipo ao imperador D. Pedro II (oficialmente, o Imperador foi o primeiro fotógrafo brasileiro).


 Porém, segundo o historiador Bóris Kossoy, houve uma descoberta isolada da fotografia no Brasil, pelo pesquisador Hércules Florence, seis anos antes do anúncio oficial do feito de Daguerre...
 Sem conhecimento das pesquisas na Europa, Florence descobriu a fotografia e foi a primeira pessoa a usar o termo, em 15 de agosto de 1832, em Campinas – no interior do Estado de São Paulo.


Fotografar é uma coisa muito louca! Existem vários tipos de experiências e truques possíveis, HDR, panorâmicas, fotos com alto tempo de exposição, emfim, é muito legal. Como eu não tenho nada demais pra mostrar coloquei duas panorâmicas de minha autoria aí, do meu local de trabalho.

3 comentários:

  1. HDR significa high dinamic range, consiste em tirar varias fotos com valores de exposiçao diferentes e juntar depois no PS... cara de uma pesquisada em imagens e vejo q coisa mais linda!

    eu nunca tive a oportunidade de fazer uma... mas ainda faço e post aki!

    ResponderExcluir
  2. Chick! Fotografia não é para qualquer um...! Tem q ter aquele olho de foque, saber a luminosidade e ter muita sensibilidade as nuances q aparecem para serem eternizadas pelo clique da câmera.

    O dia do Fotógrafo é uma data q merece ser lembrada msm!

    ResponderExcluir
  3. dia do flamengo !!!!
    aposto um real que n sabe quem sou eu !!!

    ResponderExcluir